Veja quem foram os vencedores do Oscar e do Bolão do Diário 2021

Diário

Veja quem foram os vencedores do Oscar e do Bolão do Diário 2021

Foto: Reprodução / Quatro mulheres que levaram a estatueta por melhor atriz, Frances McDormand; melhor direção, Chloé Zhao; melhor roteiro original, Emerald Fennell e melhor atriz coadjuvante, Youn Yuh-jung

Na noite deste domingo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os 23 vencedores da 93º edição do Oscar. O grande vencedor da noite foi ‘Nomadland’, que levou também o prêmio de melhor direção, com Chloé Zhao e de melhor atriz, com Frances McDormand. Devido à pandemia, o maior evento de cinema precisou se remodelar. Além do número de convidados ter sido reduzido, a transmissão da premiação foi realizada de três cidades, Los Angeles, Paris e Londres.

VÍDEO: Vitor Biasoli versa sobre a vida, o amor e a morte

MELHOR FILMEO longa que venceu a estatueta de melhor filme versa sobre a vida de uma mulher de 60 anos, que decide embarcar em uma viagem pelo oeste americano, vivendo de trabalhos eventuais como uma nômade moderna. O drama americano vem carregado de diálogos reflexivos sobre a vida, expectativas, família, questões internas e capitalismo. Além disso, traz também, nômades reais contando suas experiências de vida.

‘Nomadland’ foi indicado a seis estatuetas, das quais acabou levando três: melhor filme, melhor direção e melhor atriz. Em algumas cidades do Brasil, o filme pode ser visto nos cinemas desde o dia 15 de abril. Ainda não existe previsão de estreia nos serviços de streaming disponíveis no país.

Theatro Treze de Maio luta para cobrir um déficit de R$ 400 mil

PRESENÇA FEMININAPela primeira vez, duas mulheres, Chloé Zhao e Emerald Fennell, concorreram ao prêmio de Melhor Direção. O fato é histórico, já que apenas cinco diretoras tiveram essa oportunidade, desde que o Oscar foi criado (em 1929). Até agora, só tinha vencido a estatueta, Kathryn Bigelow, em 2010, pelo filme Guerra ao Terror.

Nesta edição, duas mulheres receberam prêmios importantes: Chloé Zhao, que venceu na categoria melhor direção, por Nomadland, e Emerald Fennell, recebendo a estatueta pelo Oscar de Roteiro Original, com o filme Bela vingança. Chloé é uma diretora, roteirista, produtora e editora chinesa conhecida por seu trabalho em filmes independentes americanos.

Em 2021, 68% dos candidatos foram do gênero masculino, mas o aumento da porcentagem de mulheres indicadas para o prestigioso troféu, foi de 28,5% (em 2020) para 32% (em 2021).

Teatro Por quê não? lança financiamento contínuo

BOLÃO DO OSCARO Diário propôs sua tradicional brincadeira do Bolão do Oscar 2021, publicada na edição de fim de semana da Revista MIX. Participaram desta edição os especialistas em sétima arte, Bebeto Badke, jornalista e professor de cinema; Bianca Zasso, crítica de cinema; Neli Mombeli, diretora de cinema; Luciano Ribas, dsigner; Kytta Tonetto, crítica de cinema; Luiz Alberto Cassol, diretor de cinema e Alexandre Maccari, diretor de cinema. Quem acertou mais palpites foi a diretora de cinema Neli Mombeli, que acertou quatro das cinco categorias pesquisadas. Houve unanimidade entre todos os participantes na opinião dos vencedores de Melhor Filme e Melhor Direção, para Nomadland. Seis dos sete convidados também acertaram a categoria de Melhor Roteiro Original, para Bela Vingança. O ponto a mais que garantiu a vitória de Neli foi no palpite de melhor atriz, em que a diretora apontou a atuação de Frances McDormand, em Nomadland como favorita, enquanto três apostavam em Carey Mulligan, de Bela Vingança, e outros três apostaram em Viola Davis, de A Voz Suprema do Blues. 

VEJA ABAIXO A LISTA DOS 23 VENCEDORES

Melhor filme – Nomadland 

Melhor direção – Chloé Zhao, de Nomadland 

Melhor ator – Anthony Hopkins, de Meu pai (Now, Google Play)

Melhor atriz – Frances McDormand, de Nomadland 

Melhor ator coadjuvante – Daniel Kaluuya, de Judas e o messias negro 

Melhor atriz coadjuvante – Youn Yuh-jung, de Minari 

Melhor filme internacional – Druk – Mais uma rodada, Dinamarca (Now, Apple TV, Google Play)

Melhor roteiro adaptado – Christopher Hampton e Florian Zeller, por Meu pai (Now, Google Play)

Melhor roteiro original – Emerald Fennell, por Bela vingança 

Melhor figurino – Ann Roth, por A voz suprema do blues (Netflix)

Melhor trilha sonora – Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste, por Soul (Disney+)

Melhor animação – Soul (Disney+)

Melhor curta de animação – Se algo acontecer… te amo (Netflix)

Melhor curta-metragem de ficção – Dois estranhos (Netflix)

Melhor documentário – Professor polvo (Netflix)

Melhor documentário de curta-metragem – Collete

Melhor som – Nicolas Becker, Jaime Baksht, Michelle Couttolenc, Carlos Cortés e Phillip Blath , por O som do silêncio (Amazon Prime Video, Now, Google Play, Apple TV, Looke)

Melhor canção original – Fight for you, de Judas e o messias negro 

Melhor cabelo e maquiagem – Sergio López Rivera, Mia Neal e Jamika Wilson, por A voz suprema do blues (Netflix)

Melhores efeitos visuais – Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher, por Tenet (Now, Apple TV, Google Play, Looke)

Melhor fotografia – Erik Messerschmidt, por Mank (Netflix)

Melhor edição – Mikkel E.G. Nielsen, por O som do silêncio (Amazon Prime Video, Now, Google Play, Apple TV, Looke)

Melhor design de produção – Donald Graham Burt e Jan Pascale, por Mank (Netflix)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6 Anterior

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6

Restaurante Popular opera em novo horário de atendimento Próximo

Restaurante Popular opera em novo horário de atendimento

Geral